Qui. Ago 5th, 2021

Como o PNI tem uma antena que se tem demonstrado bastante fraca e como as antenas que faço se chamam antenas Belka, decidi fazer uma loaded vertical e chamar a mesma de BELKA27.

A ideia será ter uma antena maior que a que vem com o rádio, mas como 5.5m é um pouco comprido tive de optar por meter uma bobine na mesma para poder usar um elemento mais curto.

O diagrama da antena é o que vemos abaixo:

A – Ficha , B – Bobina e C Antena.

Como tinha em casa uma antena telescópica de 1,2 metros, decidi utiliza-la para servir de radiante. Necessito agora de arranjar uma bobine para a mesma.

encontrei em vários sites um calculador de impedância, todos eles baseados na equação publicada na QST de setembro de 1974 (p28-34).

Formula para calcular a indutância necessária. f = Frequencia em MHz, A = Comprimento em pés, B = distancia da bobine ao centro em pés e D= Diâmetro do elemento irradiante em polegadas.

Utilizei a página : https://m0ukd.com/calculators/loaded-quarter-wave-antenna-inductance-calculator/

Com isto temos a indutância que precisamos, agora basta fazer a bobine, para calcular a bobine usei : https://www.66pacific.com/calculators/coil-inductance-calculator.aspx

Para a construção, que foi algo aproximada. utilizei uma ficha PL macho, uma caneta para fazer de core da bobine, fio de 0.5mm para a bobine e uma antena telescópica de 1.2 m para irradiante.

Construção da bobine.
Antena. pronta… O lápis é para dar rigidez.
Image
Antena ao lado do rádio e da antena original.

Aproveitei o exercício semanal da ANARPT (https://www.anarpt.org/) para testar. Os testes foram encorajadores, uma performance boa. consegui contactar desde Massamá até Almada e Sesimbra.

Foto nos testes.
Image
Perto da Anta do Monte-Abraão.

Colocando no NanoVNA, consegui SWRs baixos, mas para medir tive de segurar a antena com a mão.

Valores algo altos de SWR vou ter de rever a antena, mas comparando com a normal que está a azul temos uma boa melhoria de largura de banda.

By AWB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *