Ter. Dez 7th, 2021

O rádio já se encontra operacional, se bem que ainda não alinhado. Os trabalhos feitos até agora foram:

  1. Verificação da fonte de alimentação, verificar se todas as voltagens estão corretas. Corrigir problemas de fonte antes sequer de pensar em ligar o rádio.
  2. Limpar interior do rádio, é importante desapertar os parafusos que seguram as placas e o VFO limpar por baixo dos mesmos e voltar a apertar, as ligações á massa são muito temperamentais.
  3. Limpar os potenciómetros, interruptores, relés e os eixos que controlam os condensadores variáveis. Colocar limpa contactos onde necessário. Trocar as correias que ligam os eixos aos condensadores variáveis.
  4. Verificar as válvulas, se estão as certas no sitio certo.
  5. Trocar condensadores, os que troquei foram os Eletrolíticos todos e uns polys só por precaução. Os eletrolíticos apresentavam fuga. Tal notava-se nas placas onde eles estavam.
  6. Verificar resistências. Estas estão quase de certeza alteradas, quanto mais aquecerem maior essa probabilidade. Troquei as resistências que estavam mais de 15% fora de especificação. Algumas foram complicadas de trocar por causa das placas por baixo, isto na zona de drivers.
  7. As lâmpadas piloto, são fáceis de estar com mau contacto, verificar os suportes e as ligações.
  8. Os fios são frágeis e fácies de danificar durante a manutenção, desconfiar SEMPRE dos mesmos. Passei horas a resolver um problema por ter desligado um fio sem dar por isso.

Falta :

  1. Alinhar o rádio. Quer o heteródino, a parte de emissão e VFO.
  2. Trocar os suportes das lâmpadas.
  3. Colocar filtro CW…
  4. Colocar shields nas válvulas que não os têm mas deviam ter.
  5. Trocar a união entre a vareta de finais e o condensador.

Notas :

  1. Ler o manual, entender o diagrama e como funciona o rádio.
  2. Existem sempre sítios que são de difícil acesso ou requerem mexer em muitas coisas para lá chegar, aí cabe pensar se devemos la ir mexer ou tentar uma solução menos bonita. Num dos casos que não conseguia chegar a parte de baixo da placa, para trocar um resistor, cortei junto do mesmo e soldei por cima usando as patas da resistência antiga.
  3. Ter cuidado ao emitir, verificar se as coisas estão bem, Não emitir muito tempo. Se algo arder ao emitir, provavelmente é uma resistência de 2.2 Ohm por baixo das finais.
Rádio antes de ser intervencionado.
Antes depois de limpar placa

By AWB

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *